O Conselho Presbiteral da Diocese de Santarém, segundo o artigo 1 dos seus estatutos, é um órgão consultivo, representante do presbitério diocesano, que realiza, de forma institucional, o diálogo entre os presbíteros e o seu Bispo; para o ajudarem no governo da diocese, em ordem ao bem pastoral do povo de Deus.
O novo Conselho Presbiteral da diocese de Santarém iniciou o seu mandato para os próximos cinco anos, no dia 30 de maio de 2023 no Centro Pastoral Diocesano, no Edifício do Seminário de Santarém, diante do Bispo D. José Traquina.
Neste dia, elegeram-se os membros do secretariado permanente do conselho presbiteral (coordenador – Pe. Pedro Marques, secretário – Pe. João Moita e vogal – Pe. Ricardo Conceição) e os sacerdotes que, terão a missão de integrar juntamente com o bispo diocesano e o ecónomo, a comissão de acompanhamento para o Fundo Diocesano do Clero e de outros assuntos referentes à Administração Paroquial (Pe. Aníbal Vieira, Pe. Cláudio Rodrigues e Pe. Pedro Dionísio).
Entre esclarecimentos de dados sobre o clero e sobre a diocese, por D. José Traquina, o Bispo de Santarém convidou os presbíteros à participação na celebração diocesana da Solenidade de Corpo de Deus, este ano em Tomar, com a presença dos símbolos da JMJ Lisboa 2023.
Os assuntos que mereceram maior tempo de conversação neste dia, foram a importância da existência em novos moldes do Conselho Pastoral Diocesano, e a aproximação da presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude na diocese, a partir de 31 de maio até ao final de junho.
Foram ainda atualizadas informações sobre o número de voluntários e famílias de acolhimento na diocese para a Jornada Mundial da Juventude.
Releia o decreto de nomeação do novo Conselho Presbiteral aqui.