Tremês

• Missas

- Sábado, 17:00h | Arneiro de Tremês (no Inverno; 1 vez por mês é Celebração da Palavra)
    - Sábado, 18:00h | Arneiro de Tremês (no Verão; 1 vez por mês é Celebração da Palavra)
    - Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 12:00h | Santos (de 15 em 15 dias há Celebração da Palavra)

Tremês é sede de paróquia que tem em Arneiro de Tremês, Tremês e Santos as localidades mais populosas. Consta que já tinha pároco em 1431.

A igreja paroquial, onde se celebra habitualmente, é de uma só nave, coberta de tecto de madeira de três planos, e tem Santiago Maior como orago.

Tremês é passagem de peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

Do seu património, é de referir, na paroquial, o silhar de azulejos enxadrezados, azuis e brancos, da nave, o púlpito do século XVIII assente em pilares de caneluras, a capela-mor totalmente revestida de azulejos do século XVII, azuis e amarelos, do tipo padrão, e a imagem de Santiago Maior, de madeira, do século XVII.