Achete

  • Missa

    - Domingo, 10:30h | Igreja Paroquial

  • Sobre

    De origem muito antiga, Achete derivará do árabe «asxat» que tem o significado de «terra de ovelhas». Hoje a freguesia, situada a cerca de 13 km de Santarém, é ainda predominantemente agrícola. 

    A matriz, de uma só nave, três altares ao fundo e duas capelas laterais, tem as paredes interiores revestidas de azulejos seiscentistas com três pequenos painéis embutidos, e é dedicada a Santa Maria. 

    A comunidade paroquial encontra-se distribuída por uma área de 31,63 km2, em que predominam as localidades de Advagar, Arneiro dos Borralhos, Dom Fernando, Dona Belida, Fonte da Pedra, Nabais e Verdelho. 

    Tem quatro lugares de culto, dos quais três com celebração habitual. 

    Do património artístico, destaca-se a matriz já atrás referida, com retábulo de talha dourada no altar-mor, púlpito de colunas e pilares, e imagens setecentistas de S. Pedro, S. Paulo, S. João Evangelista e S. Bento, todas de madeira pintada e estofada. 

    Também a imagem de Nossa Senhora de Aracoeli (Nossa Senhora da Aracela na terminologia popular), padroeira da ermida com o mesmo nome, que se ergue no lugar de Dom Fernando, é uma escultura de madeira de fins do século XIV ou princípios do século XV, que representa Nossa Senhora do Leite.
    São ainda de referir as capelas de S. Simão, em Comeiras de Baixo; Santo António, em Advagar; S. João Baptista, em Verdelho; Santo Amaro, em Santo Amaro, construída a meio da década de 90.