Carregueira

- Quarta-Feira, 18:00h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 16:00h | Igreja do Arripiado
    - Domingo, 09:30h | Igreja Paroquial

A freguesia foi constituída por decreto de 4 de Outubro de 1985, e inclui as localidades de Carregueira e Arripiado. Nos anos de sessenta e setenta, a Carregueira acolheu muitas dezenas de pessoas, vindas nomeadamente do centro interior do País, atraídas pelas boas oportunidades que a agricultura e o comércio de fruta prometiam. Actualmente, a subsistência das pessoas depende de outras actividades não essencialmente agrárias: pequeno comércio local, construção civil e emprego em unidades fabris dos concelhos vizinhos de Constância, Entroncamento e Torres Novas.

A paróquia da Carregueira foi fundada em Agosto de 1993 e desmembrada da de Pinheiro Grande. É sua padroeira Santa Bárbara. Tem lugares de culto na paroquial, em Carregueira, e na igreja de S. Marcos, no Arripiado. A igreja paroquial foi construída pela população entre 23 de Julho de 1978 e 22 de Setembro de 1985 e substituiu uma antiga igreja, entretanto demolida. De uma só nave e com 250 lugares sentados, possui imagens antigas de valor, a par de outras recentes.

A igreja do Arripiado foi construída nos anos cinquenta e inaugurada em 1959, graças ao empenho da Família Falcão de Sommer, e utilizou muito dos materiais de uma igreja monástica, ao tempo demolida em Santa Apolónia, Lisboa. Dispõe de um património valioso, constituído por azulejos, imagens e telas.