Santarém (Divino Salvador - Sé)

• Missas

- Segunda-Feira, 11:00h | Igreja da Piedade
    - Terça-Feira, 11:00h | Igreja da Piedade
    - Quarta-Feira, 11:00h | Igreja da Piedade
    - Quarta-Feira, 18:30h | Jardim de Cima - Quinta dos Combonianos
    - Quinta-Feira, 11:00h | Igreja da Piedade
    - Sexta-Feira, 11:00h | Igreja da Piedade
    - Sexta-Feira, 18:30h | Jardim de Cima - Quinta dos Combonianos
    - Sábado, 11:00h | Igreja da Piedade
    - Domingo, 09:45h | Jardim de Cima - Quinta dos Combonianos
    - Domingo, 11:00h | Igreja Catedral

• Confissões

- Segunda-Feira, 11:30h - 12:00h | Igreja da Piedade
    - Terça-Feira, 11:30h - 12:00h | Igreja da Piedade
    - Quarta-Feira, 11:30h - 12:00h | Igreja da Piedade
    - Quinta-Feira, 11:30h - 12:00h | Igreja da Piedade
    - Sexta-Feira, 11:30h - 12:00h | Igreja da Piedade

Esta paróquia era constituída quase só por população da Cidade. Mas encontra-se em fase de expansão com a criação dos novos bairros de Jardim de Baixo, Jardim de Cima, Alto do Bexiga, Bairro Girão, e a construção de muitas vivendas.

Como principal centro de vida cristã, tem a Sé que foi igreja do antigo Real Colégio de Nossa Senhora da Conceição, fundado no princípio do século XVII e se tornou igreja do Seminário Patriarcal a 20 de Janeiro de 1780. Com a criação da Diocese em 1975, foi feita sua sede e dedicada como igreja catedral a 15 de Julho de 1985.

Os serviços da paróquia do Salvador funcionam na igreja de Nossa Senhora da Piedade, cuja construção foi iniciada em 1664 para comemorar a vitória do Ameixial. Quatro anos depois, entrou na posse dos frades gracianos.

A antiga igreja do Salvador, sede da paróquia, foi apeada em 1909, em virtude do estado de ruína em que a deixou o sismo desse mesmo ano. Aliás, esta igreja substituíra outra, sagrada em 1335, mas que houve de ser demolida em 1692, devido ao seu estado de ruína.

Além da Igreja Catedral, destacam-se nesta paróquia a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, templo interessante, sóbrio e agradável, em forma de cruz grega, de cúpula octogonal e a Igreja de Santa Clara. Esta segunda é um templo gótico do antigo convento das Clarissas, fundado no século XIII e sujeito a profundos restauros. Nela também é digna de referência a formosa rosácea do topo poente e a rica arca tumular da infanta D. Leonor, filha de D. Afonso III.