Assentiz

- Quarta-Feira, 19:00h | Moreiras Grandes
    - Quinta-Feira, 19:00h | Fungalvaz
    - Sexta-Feira, 15:30h | Centro Social
    - Sexta-Feira, 19:00h | Igreja Matriz (Casais da Igreja)
    - Sábado, 16:00h | Moreiras Pequenas (1º e 3º sábados do mês)
    - Sábado, 17:15h | Outeiro Pequeno (1º e 3º sábados do mês)
    - Sábado, 18:30h | Carvalhal do Pombo (1º e 3º sábados do mês)
    - Sábado, 19:45h | Vales de Cima (1º e 3º sábados do mês)
    - Sábado, 16:00h | Casal da Fonte (2º e 4º sábados do mês)
    - Sábado, 17:15h | Outeiro Grande (2º e 4º sábados do mês)
    - Sábado, 18:30h | Beselgas (2º e 4º sábados do mês)
    - Sábado, 19:45h | Moreiras Grandes (2º e 4º sábados do mês)
    - Domingo, 09:15h | Fungalvaz
    - Domingo, 10:00h | Igreja Matriz (Casais da Igreja)

• Confissões

- Quarta-Feira, 18:00h - 19:00h | Moreiras Grandes
    - Quinta-Feira, 18:00h - 19:00h | Fungalvaz
    - Sexta-Feira, 18:00h - 19:00h | Igreja Matriz (Casais da Igreja)

«Loco de Sanctis» ou «A Sanctis» terá sido o nome latino de Assentis, porque terra dos Santos Donato e seus 86 companheiros e também de Secundino, Rómulo, Estêvão e Catarina, todos mártires de Concórdia no tempo de Antonino Pio. E os vestígios romanos são sementeira de um e outro lado da ribeira de Beselga, entre Beselga e S. Silvestre.

Nossa Senhora da Purificação é o orago da paróquia que se admite seja a mais antiga do Concelho de Torres Novas e que teve templo erguido em lugar solitário, mas à volta do qual surgiram os Casais da Igreja. 1578 é a data do primeiro assento de casamento.

Tem lugares de culto em Casais da Igreja (igreja paroquial), Beselga de Cima (capela de Nossa Senhora do Carmo), Carvalhal do Pombo (capela de Nossa Senhora da Luz), Casal da Fonte (capela de Nossa Senhora da Paz), Fungalvaz (capela de Nossa Senhora da Graça), Moreiras Grandes (capela de Nossa Senhora da Assunção), Moreiras Pequenas (capela de Nossa Senhora do Rosário), Outeiro Grande (capela de Santo Estêvão) e Outeiro Pequeno (capela de S. João Baptista). Na área da paróquia localiza-se ainda a capelinha de Nossa Senhora de Lourdes, com Cruzeiro e monumento à Imaculada Conceição.

Do seu património artístico, destacam-se a paroquial, recentemente restaurada e com data de 1762 no pórtico lateral, os restantes templos atrás referidos, e também a imagem de Nossa Senhora da Purificação, de madeira policromada e estofada e a escultura de um servo de gleba mexendo azeitona em lagar de varas, na igreja paroquial, a imagem de pedra policromada de «Santo Estêvão», em Outeiro Grande, a imagem de pedra de Nossa da Assunção, nas Moreiras Grandes, a imagem de pedra de Santo António com o milagre dos peixes, em Beselga de Cima e a imagem antiga de Nossa Senhora da Luz, no Carvalhal do Pombo. De referir ainda uma tela a óleo do Casamento de Nossa Senhora, no Casal da Fonte e uma tela a óleo de Nossa Senhora com o Menino, datada de 1871 e assinada.