Brogueira

- Sexta-Feira, 18:30h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 18:00h | Cardais
    - Sábado, 17:00h | Boquilobo

Terra antiga e de ruelas e casas curiosas, a Brogueira tem S. Simão por padroeiro. No seu registo paroquial, 1639 é a primeira data.

Estendendo-se por uma área de 24,7 km2, a paróquia congrega as localidades de Brogueira, Barreiras, Boquilobo, Cardais, Casal Cepo, Casal da Faia, Casal dos Ramos e Quinta de Caniços.

A paróquia tem como lugares de culto a igreja paroquial, em Brogueira, as capelas de Nossa Senhora da Saúde, de Cardais e de Santa Marta, de Boquilobo.

Do seu património artístico, sobressai a paroquial com o retábulo da capela-mor de talha seiscentista e as datas de 1671 na verga de porta lateral e 1869 sobre a almofada da bandeira da porta principal, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, de madeira policromada e o cálice-custódia do século XVII. Em frente do templo ergue-se Cruzeiro de pedra datado de 1660.