Casével

• Missas

- Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 09:00h | Igreja de S. António

É uma freguesia essencialmente agrícola e de povoamento bastante disperso. Entre as inúmeras localidades que a constituem, Comenda, Vila Nova e Bouças são as mais populosas.

Desconhece-se a data certa da criação da paróquia. Mas sabe-se que, em carta de 1434, o Infante D. Henrique pedia ao Papa Eugénio IV a concessão de indulgências para os fiéis que visitassem a igreja de Santa Maria de Casével (que continua a ser o seu orago) e que data de 1553 a primeira referência escrita à freguesia.

Casével foi vigararia, cujo vigário era monge da Ordem de Cristo.

Tem hoje na paroquial e no Salão de Terra Fria (lugar vulgarmente designado por Loja), propriedade da Junta de Freguesia quase exclusivamente ao serviço da paróquia, os dois lugares de culto.

Do seu património artístico, ressalta a igreja matriz do século XVI, interiormente muito obliterada por sucessivas remodelações, a pia baptismal quinhentista com decoração de estilo renascença, uma tábua quinhentista do Calvário muito repintada e uma pequena imagem de Nossa Senhora com o Menino, talvez do século XVIII. No adro da igreja ergue-se um belo e muito antigo Cruzeiro de pedra.