S. João da Ribeira

• Missas

- Sexta-Feira, 17:30h | Igreja Paroquial (no Inverno)
    - Sexta-Feira, 18:30h | Igreja Paroquial (no Verão)
    - Sábado, 16:00h | Vale de Barco (1ºs e 3ºs sábados no Inverno)
    - Sábado, 17:30h | Malaqueijo (1ºs e 3ºs sábados no Inverno)
    - Sábado, 16:00h | Ribeira de S. João (2ºs e 4ºs sábados no Inverno)
    - Sábado, 17:00h | Vale de Barco (1ºs e 3ºs sábados no Verão)
    - Sábado, 18:30h | Malaqueijo (1ºs e 3ºs sábados no Verão)
    - Sábado, 17:00h | Ribeira de S. João (2ºs e 4ºs sábados no Verão)
    - Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial

É a mais antiga freguesia do Concelho de Rio Maior e a terceira maior em extensão. Situa-se próximo da margem esquerda da ribeira de Asseca e chegou a ser sede de concelho por decreto de 3 de Janeiro de 1847. A sua actividade laboral reparte-se pela produção de vinho, azeite e tomate e pela indústria agro-alimentar.

Do seu património artístico e cultural, sobressai, na paroquial, o revestimento de azulejos mudéjares do frontal do altar-mor, a torre sineira ameada e de base circular, um relógio de sol setecentista e ainda as imagens quinhentistas, de pedra, de Nossa Senhora do Leite, Santo Antão e S. Pedro. São também dignas de nota as imagens de Nossa Senhora da Barreira (Ribeira de S. João), de pedra, dos séculos XIV ou XV, e de S. Brás (Malaqueijo), também muito antiga. Assinale-se ainda a torre mourisca de 1111, talvez única no país, e o cruzeiro de S. João da Ribeira.