Alcorochel

• Missas

- Quarta-Feira, 15:30h | Lar da Charneca de Alcorochel
    - Quarta-Feira, 17:00h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 14:30h | Charneca de Alcorochel (2º e 4º sábado)
    - Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 14:30h | Alcorochel (1º sábado do mês)

A paróquia tem por orago Nossa Senhora da Purificação que é também padroeira da Confraria fundada em 1212. Data de 1676 o primeiro registo paroquial conhecido.

Com uma área de 7,4 km2, a comunidade paroquial é constituída pelas localidades de Alcorochel, Charneca de Alcorochel, Casais Novos (parte) e Casal Craveiro.

Tem na igreja paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Alcorochel e na capela do Senhor Bom Jesus, em Charneca de Alcorochel, os dois lugares de culto.

Entre o seu património artístico, destaque para o templo com arco triunfal de cantaria datado de 1769, altar-mor e retábulo de pedra lavrada e dois belos painéis cerâmicos alusivos à Apresentação no Templo e Purificação de Nossa Senhora, e à Fuga da Sagrada Família para o Egipto. Dignas ainda de referência a preciosa escultura quinhentista, de pedra, de S. Vicente, e a de S. Sebastião, também de pedra e da mesma época.