Chancelaria

• Missa

- Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial

Abrigadas pela Serra de Aire, algumas terras da paróquia gozam de microclima favorável à cultura de citrinos. E vai longe a fama dos seus pomares.

Durante muitos anos, Santa Eufémia deu nome à paróquia e à freguesia. Hoje é apenas padroeira de uma comunidade paroquial que tem em Chancelaria, Cabeço do Soudo, Casal da Pena, Mata, Pafarrão, Pena, Rendufas e Rexaldia um conjunto de localidades dispersas por 32 km2. Data de 1677 o primeiro assento de casamento na paróquia.

Os lugares de culto da paróquia são a igreja paroquial, de Chancelaria, a igreja de Nossa Senhora da Encarnação, da Mata, a capela de Santo António, da Pena, a capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, de Rendufas, a capela de Nossa Senhora da Conceição, da Rexaldia, a capela de S. José, de Cabeço do Soudo e a capela também de S. José, do Pafarrão.

Entre o seu património artístico, destaca-se a paroquial com data de 1679 na porta do púlpito, excelente azulejamento do século XVII, altar-mor e retábulo de madeira entalhada e pintada, e ainda as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Marta, de madeira policromada e estofada; o Cruzeiro datado de 1671 que se ergue em frente do templo; a imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho, de madeira policromada e estofada, na capela de Rendufas; as de S. Joaquim e de Santa Ana, também de madeira policromada e estofada, na igreja da Mata, e o Cruzeiro de 1658 junto desta igreja.