Marinhais

• Missas

- Quarta-Feira, 18:00h | Igreja Paroquial (no horário de Inverno)
    - Quarta-Feira, 19:00h | Igreja Paroquial (no horário de Verão)
    - Sábado, 18:00h | Igreja Paroquial (no horário de Inverno)
    - Sábado, 19:00h | Igreja Paroquial (no horário de Verão)
    - Domingo, 10:00h | Igreja Paroquial

Marinhais é uma freguesia/paróquia com 37,8 km2 de superfície, situada na margem direita da ribeira de Magos, que tem a sua história umbilicalmente ligada à freguesia de Muge, da qual se emancipou em 1928. Na segunda metade do século XIX, o lugar foi designado de Foral de Marinhais, exprimindo o sistema de aforamento de terras bravias de mato e charneca entregues à exploração de dois ou mais colonos para seu desbravamento e posterior cultivo. Assim surgiu o povoado e o seu consequente e progressivo desenvolvimento, fruto do dinamismo desses colonos.

O seu rápido crescimento faria com que em 1911 Marinhais contasse já com uma população superior à da sede da freguesia. Factor de prosperidade do lugar foi também a inauguração, em 1902, da sua estação de caminho de ferro.

A paróquia de Marinhais, que foi criada em 1963 e é seu orago São Miguel Arcanjo.