Alcanena

- Quinta-Feira, 17:00h | Gouxaria
    - Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 09:30h | Gouxaria

Se não se conhece a data da criação da freguesia de Alcanena, sabe-se, no entanto, que será muito antiga. De 1353 data o compromisso da sua Confraria da Caridade e de 1627 estava datada a sua igreja matriz de S. Pedro que foi incendiada em 14 de Abril de 1915. O incêndio que devorou a igreja, também consumiu todo o seu recheio, entre o qual a imagem de Nossa Senhora da Soledade, muito antiga e de aparência gótica.

A igreja que sucedeu à igreja incendiada foi também dedicada a S. Pedro e inaugurada a 17 de Julho de 1921. Mas a 20 de Junho de 1998, inaugurava-se a nova igreja de Santa Maria Mãe de Deus, junto da qual está a ser construído um amplo complexo paroquial. Mas S. Pedro continua a ser o orago da freguesia.

Do património artístico e cultural, são de salientar a imagem de S. Pedro, setecentista, de madeira e um Cristo Crucificado, venerados na igreja de S. Pedro, os dois templos de Alcanena e a pequena capela alpendrada do Peral, datada de 1663 e recentemente restaurada. São também dignos de menção os miradouros do Alto do Lavradio e de Joaquim Ramos Vieira e a gruta da Marmota.