Monsanto

• Missas

- Sábado, 18:45h | Covão do Feto
    - Domingo, 18:00h | Igreja Paroquial (no Verão)
    - Domingo, 17:00h | Igreja Paroquial (no Inverno)

Monsanto recebeu foral antigo em Abril de 1174 e foral novo em 1 de Julho de 1510. Em 1353 era aqui fundada, ao mesmo tempo que em Alcanena, uma Confraria de Caridade dedicada ao Divino Espírito Santo que é, aliás, patrono da Igreja paroquial. Em 1758, era de 630 o número dos seus habitantes. Pertenceu ao concelho de Torres Novas e, como tal, eram seus donatários os duques de Aveiro. Foi integrada no concelho de Alcanena, aquando da criação deste em 8 de Maio de 1914. São suas actividades o fabrico de cal, curtumes e velas de cera.

Constituída pelas localidades de Monsanto, Covão de Feto e Casais da Moreta, cobre uma área de 17,86 km2.

A paroquial é um templo barroco, imponente e equilibrado, de 1708, com torre sineira de 1743. Na fachada principal, dois nichos que abrigam as imagens de pedra de S. João Evangelista e de Nossa Senhora da Conceição, e portal decorado.

No interior, revestimento azulejar seiscentista, altar-mor e laterais de talha polícroma setecentista, imagem de pedra do Espírito Santo, seiscentista, pintada e estofada.

Das alfaias litúrgicas são de realçar um paramento rico, estilo Luís XIV, a coroa do Espírito Santo, de prata dourada do século XVIII e o relicário de prata dourada (D. João V).

Frente à capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Covão do Feto, um Cruzeiro de 1720.