Bugalhos

• Missas

- Quinta-Feira, 18:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 10:45h | Igreja Paroquial

Da freguesia, que compreende Bugalhos, Casais Romeiros, Pousados e Filhós, não se conhece a data de fundação, embora se afirme que teria sido repovoada por alturas do século XII. Datam de Maio de 1219 os estatutos da sua Confraria de Caridade.

É sua padroeira Nossa Senhora da Graça.

A igreja foi fundada entre dois montes e a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que nela se venera, teve fama de milagrosa. A igreja de Nossa Senhora da Graça, em Bugalhos, tem a embelezá-la um silhar alto de azulejos azuis e amarelos, seiscentistas, do tipo tapete, e guarda um Cristo indo-português, de marfim, as imagens quinhentistas, de pedra, de Nossa Senhora da Graça, da Santíssima Trindade e de S. Vicente, as imagens setecentistas, de madeira, de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Assunção e S. Sebastião, e o retábulo setecentista da capela-mor. No adro da igreja, um Cruzeiro de 1732.

Em Filhós, a atenção vai para a ermida de Santo Amaro com uma pequena galilé e a imagem do orago, quinhentista, de pedra.