Abrã

- Domingo, 11:30h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 15:00h | Cortiçal
    - Domingo, 10:15h | Amiais de Cima

Teria sido, primitivamente, Abraão ou Abrão o topónimo Abrã que hoje identifica esta freguesia. E foi seu donatário o conde de Nova Goa.

Feita freguesia por provisão de el-Rei, como mestre de Avis, a 10 de Agosto de 1621, teve na ermida de Santa Margarida a sede da paróquia. Mas logo se fez igreja maior a 21 de Dezembro de 1639. Hoje ainda Santa Margarida é sua padroeira.

Do seu património, releva-se a paroquial, guarnecida de silhar de azulejos, azuis e amarelos, do século XVII, com painéis embutidos, figurando Santo António e Nossa Senhora do Rosário. É também digno de registo um Cristo de marfim sobre Cruz de madeira.

Próximo lhe fica o Cabeço da Guarita, ponto elevado donde pode observar-se magnífico panorama.