Santarém (S. Nicolau)

- Sábado, 19:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 09:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 17:00h | Bairro de S. Domingos

A paróquia que, em Santarém, tem na igreja de S. Nicolau o seu principal centro de vida cristã, estende-se a outros aglomerados populacionais, com relevo para Fontainhas, Quinta do Mocho e S. Domingos. O templo, que já existia no século XIII, foi reedificado em 1613 e sujeito a várias obras de reformação no século XVIII. Nos finais do século XX, beneficiou de importantes obras de restauro e conservação que respeitaram os elementos arquitectónicos e decorativos existentes.

A Igreja de S. Nicolau tem três naves, formadas por quatro pares de colunas toscanas, tem silhar alto de azulejos seiscentistas azuis e amarelos e guarda sarcófago do século XVI de João Afonso de Santarém. Junto da igreja situa-se a capela de S. Pedro, com arca tumular de 1360 dos fundadores desta capela.