Ulme

• Missas

- Quarta-Feira, 18:00h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 18:00h | Igreja do Semideiro (no horário de Inverno)
    - Sábado, 17:00h | Igreja do Semideiro (no horário de Verão)
    - Domingo, 10:00h | Igreja Paroquial

Não se conhece com rigor a data da criação da paróquia de Santa Maria de Ulme. No entanto, sabemos que foi elevada a vila e sede de concelho em 18 de Fevereiro de 1561, durante a regência da rainha D. Catarina na menoridade de D. Sebastião. Mas o concelho extingue-se em 24 de Outubro de 1855 e as suas três freguesias de Ulme, Chouto e Vale de Cavalos são anexadas ao concelho da Chamusca.

A antiga igreja de Ulme foi demolida nos finais dos anos 50, devido ao seu estado de degradação, e construída uma nova igreja, que foi benzida pelo Cardeal Cerejeira em 1 de Novembro de 1961. Esta mesma igreja foi recentemente sujeita a profundas obras de restauro.

Quando foi criada a Diocese de Santarém, Ulme estava sem pároco, o que levou o novo Bispo a entregar o cuidado pastoral da paróquia a uma comunidade de Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. As Irmãs residiram na casa paroquial entre 1977 e 1996.