Chouto

• Missas

- Terça-Feira, 18:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial

Quando foi criada a Diocese de Santarém, a paróquia do Chouto estava sem pároco, o que levou o novo Bispo a entregar o seu cuidado pastoral a uma comunidade de Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. As Irmãs residiram na casa paroquial de Ulme entre 1977 e 1996.

A paróquia voltou a ter pároco em 1990, mas ainda hoje as Irmãs, a residir na Chamusca, asseguram boa parte da Catequese, aulas de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas do primeiro ciclo, celebrações da Palavra, e celebração do rito do funeral na ausência do pároco.

Na paróquia existe uma grande tradição: a feira anual no fim-de-semana mais próximo do dia de S. Pedro. A feira de S. Pedro, também chamada feira do chocalho, que, no passado, foi fortemente marcada pela comercialização do gado. Consta que é a mais antiga do Concelho.