Espinheiro

• Missas

- Domingo, 18:00h | Igreja Paroquial (no Verão)
    - Domingo, 17:30h | Igreja Paroquial (no Inverno)

A freguesia de Espinheiro foi criada por decreto de 23 de Março de 1928 e desanexada, em parte da freguesia de Abrã e em parte da freguesia de Malhou.

Terra de serradores e vendedores de peixe, está integrada na antiga mata de Pernes e por ela terão passado as tropas de D. Afonso Henriques a caminho desta localidade.

A paróquia foi criada por D. António Francisco Marques em 1976 e a sua igreja paroquial que já havia sido refeita na década de setenta, deixando de pé apenas a torre da antiga capela, sofreu obras de restauro em 1997 na nave e na capela-mor e teve altar e ambão de pedra.

O culto celebra-se na igreja paroquial, de que Nossa Senhora da Encarnação é padroeira.

De património artístico e cultural, refiram-se duas Virgens, oitocentistas e uma imagem de S. Bernardo, setecentista, de madeira, na igreja paroquial.

O centro pastoral, anexo à igreja, com capela mortuária e salas para Catequese, foi inaugurado a 19 de Março de 2000.

É polo de atracção o Museu Etnográfico da freguesia do Espinheiro, com traje, alfaias agrícolas, e instrumentos e utensílios de uso quotidiano.