Outeiro da Cortiçada

• Missas

- Domingo, 10:45h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 16:30h | Correias (de 15 em 15 dias)

A paróquia de Outeiro da Cortiçada tem Nossa Senhora da Ribeira como orago e não se conhece a data precisa da sua criação. É de 1663 o primeiro registo paroquial.

Está envolta em lenda e mistério a invocação de Nossa Senhora da Ribeira e não há notícia, nem vestígios da primitiva imagem. A actual é recente e nada tem a ver com a lenda do aparecimento de Nossa Senhora, que ali terá mandado edificar uma ermida.

A paróquia é sufragânea da de Abitureiras e a circunstância da igreja paroquial se encontrar fora de povoação e num outeiro, deve-se ao facto de, muitas vezes, em invernos chuvosos, ser muito difícil fazer funerais para a sede da freguesia de Abitureiras. Daí a necessidade de criar a freguesia de Outeiro da Cortiçada, constituída pelas aldeias de Outeiro, Correias e Cortiçada, que estão, mais ou menos, equidistantes da igreja paroquial.

Existem três lugares de culto: a igreja paroquial, a capela das Correias e a capela de Vale Marinhas.

Como património artístico, refira-se a igreja paroquial do século XVII, muito equilibrada, que se apresenta com um lambrim de azulejos da mesma época, e a ermida do século XV, de Correias.