Fráguas

• Missas

- Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial
    - Quinta-Feira, 19:00h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 18:00h | S. Sebastião (no Inverno)
    - Sábado, 21:00h | S. Sebastião (no Verão)
    - Sábado, 18:00h | Carvalhais (de 15 em 15 dias)

• Confissões

- Quinta-Feira, 17:00h - 18:45h | Igreja Paroquial

A paróquia de Fráguas, que tem Santo António como orago, foi criada a 2 de Setembro de 1555, dia de S. Miguel, por bula assinada em Roma pelo Papa Paulo IV. Mas a povoação já existia no século XIII e o seu topónimo ficou a dever-se ao facto de ter muitos ferreiros e serem ricos em ferro os seus terrenos. Pertencia ao concelho de Alcanede, mas com a extinção deste em 1855, foi integrada no concelho de Rio Maior.

O seu único lugar de culto encontrava-se fora da povoação, no agora chamado Campo de S. Miguel, onde se situava a igreja matriz, que há séculos entrou em degradação e de que hoje nada existe. A actual igreja paroquial, construída no centro da localidade, foi também dedicada a Santo António.

Do património artístico, destaque para a igreja do século XVI, interiormente revestida de azulejos seiscentistas, com dois belos painéis, um de Nossa Senhora da Conceição e outro de Santo António, o sacrário e castiçais de talha dourada, uma bela imagem de Santo António e as imagens de S. Gregório e de S. Sebastião.