Azambujeira

• Missas

- Sábado, 20:00h | Alfouvés (2ºs e 4ºs sábados no Verão)
    - Sábado, 19:00h | Alfouvés (2ºs e 4ºs sábados no Inverno)
    - Domingo, 15:00h | Igreja Paroquial

A Azambujeira tem um passado histórico relevante. Diz-se que foi elevada à categoria de vila e sede de concelho por D. João IV, em 1654. No entanto, parece certo que D. Manuel I lhe deu foral em 23 de Agosto de 1514.

Freguesia predominantemente agrícola, tem como localidades mais importantes Azambujeira, Alfouvés, Casais do Calhariz, Quinta do Carvalhal Novo, Carvalhal de Baixo e Milhariças.

É sua padroeira Nossa Senhora do Rosário.

No património artístico e cultural, o destaque vai para a paroquial, seiscentista, com revestimento cerâmico da mesma época, de oito tipos diferentes de azulejos, e painéis de figura nele embutidos: S. Sebastião, Santo António a pregar aos peixes e Menino Jesus; painel com a Sagrada Eucaristia na empena do arco triunfal; e ainda imagem de Nossa Senhora do Rosário, quatrocentista, de madeira, e retábulo de Nossa Senhora do Ó.

A igreja foi dada ao Marquês de Borba pelo rei D. Filipe III.

Defronte da paroquial, ergue-se o pelourinho do terceiro quartel de seiscentos, classificado como imóvel de interesse público.