Golegã

• Missas

- Terça-Feira, 19:00h | Capela de S. António (só na 1ª terça-feira do mês)
    - Terça-Feira, 19:00h | Capela de S. João (só na 3ª terça-feira do mês)
    - Quarta-Feira, 19:00h | Igreja Paroquial
    - Sexta-Feira, 11:00h | Lar da S. C. Misericórdia
    - Sábado, 18:30h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial

Sendo a Golegã terra povoada desde os primórdios da nacionalidade, pois ficava situada em zona de paragem habitual, no velho caminho de Lisboa/Porto (Santarém/Coimbra), é, porém, de todo desconhecida a data da sua erecção paroquial.

Importante, contudo, é saber-se que a sua nobre igreja, com belo pórtico de estilo manuelino, está classificada como monumento nacional, e foi construída nos princípios do século XVI e recentemente restaurada. Está dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a atestar a enraizada fé das gentes da localidade.

Quanto a património religioso de índole cultural e artística, sobressai, destacadamente, a igreja paroquial, atribuída a Diogo Boitaca, porquanto, neste domínio, a vila da Golegã possui ainda a igreja da Misericórdia e as ermidas de S. João Baptista e de Santo António.