Azinhaga

• Missas

- Quinta-Feira, 18:30h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 10:30h | Igreja Paroquial

É desconhecida a data da erecção canónica da paróquia de Azinhaga, mas sabe-se que os seus antecedentes religiosos têm muitos séculos, pois, ao que se pensa, uma «sumptuosa Igreja», erigida em terras de Santa Maria do Almonda, no sítio onde é hoje a ermida de Nossa Senhora da Piedade, teria pertencido aos cavaleiros do Templo, que se transformou em Ordem de Cristo, no reinado de D. Dinis. Sendo também de levar em conta que a Misericórdia local terá sido, através dos tempos, persistente força dinamizadora espiritual do povo autóctone.

Hoje, porém, a paróquia de Azinhaga encontra-se sediada na igreja paroquial e tem por padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O espaço da celebração litúrgica habitual é a igreja paroquial, podendo realizar-se também, de quando em vez, na capela de Nossa Senhora da Piedade. Conta ainda a paróquia com outros locais de expressão religiosa, embora sem culto, como é o caso das ermidas particulares de S. José e do Espírito Santo.

Como património religioso de algum valor artístico e arquitectónico, aponta-se a igreja paroquial, a capela da Senhora da Piedade e a ermida de S. José.