Casais

• Missa

- Domingo, 11:30h | Igreja Matriz

Casais, Casais da Soianda ou Santa Maria dos Casais – nomes por que é denominada através dos tempos – tem por orago Nossa Senhora do Reclamador. Crê-se que a criação da paróquia, desmembrada da paróquia da Vila de Tomar, remonta a 1530. Foi, até à emancipação de Além da Ribeira, uma das mais extensas e populosas do concelho.

Reporta-se a 1390 uma referência alusiva à igreja de Santa Maria dos Casais, dizendo que fazia parte da paróquia da Vila de Tomar, juntamente com Pias, Serra, Olalhas, Madalena e Sabacheira, mas que só havia pia baptismal em Pias e Tomar.

Em 1530, suposta data da criação da freguesia, existiam as seguintes ermidas com os respectivos oragos: Santa Maria da Lapa, à borda do Rio, defronte à Póvoa; São Lourenço, no lugar da Póvoa; S. Silvestre, além do Carvalhal, perto de João Prestes; S. Domingos, que está entre as Olas e a Torre; Santa Maria do Mildeu, perto dos Calvinos; e Santo Izidoro, que está nas Várzeas de Assamassa.

Os lugares de culto são 7: Casais, onde se situa a igreja matriz, recentemente reconstruída, após um incêndio; Algaz, capela nova, dedicada a S. João Baptista; Torre, recentemente reparada e ampliada, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens; Calvinos, dedicada a Nossa Senhora dos Anjos; Adjusta, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios; Soianda (Santo Antão); e Assamassa (Santo Izidoro).