Almoster

• Missa

- Domingo, 10:30h | Igreja Paroquial

A paróquia de Santa Maria de Almoster teria sido criada no século XVI, ao mesmo tempo que sofria sucessivas modificações a antiga igreja paroquial de Santa Maria. Este templo, que se apresenta, interiormente, revestido de azulejos seiscentistas do tipo padrão, azuis e amarelos, tem na fachada uma Cruz de Malta a rematar o bico da empena.

Como património artístico, avulta o convento cisterciense de Santa Maria de Almoster, do século XIII. Fundado em 1289, é uma bela construção gótica com igreja e claustros, destinada a clausura de freiras Bernardas. A capela-mor da igreja é revestida de azulejos dos tipos padrão e tapete, azuis e amarelos.

De entre numerosas peças de grande valor e beleza, destacam-se um Cristo Crucificado, de madeira, do princípio do século XIV e várias pinturas sobre madeira.

Existe ainda uma antiga e bela imagem de Nossa Senhora, imagens provenientes do antigo Convento do Espírito Santo extinto em 1834, e outras mais recentes.