Alviobeira

• Missa

- Domingo, 10:00h | Igreja Matriz

Esta paróquia, situada a 8 km de Tomar, rumo a Coimbra, recebe o nome do lugar-sede: Alviobeira. Confronta, a Norte, com as freguesias de Areias e Pias, no concelho de Ferreira do Zêzere, donde parece ter sido desmembrada. Sabe-se que já existia em 1750 e dela faziam parte, pelo menos, os lugares de Alviobeira, Nexebra, Ceras, Carvalhal de Ceras, Chão da Eira, Freixo, Ventoso, Alqueidão e Ribeira de Ceras.

A igreja paroquial, cujo templo, bastante antigo, está a passar por grande reparação e remodelação, tem por orago S. Pedro. Além dela, existem mais os seguintes lugares de culto: capela de Nossa Senhora da Ajuda, em Ceras, Santa Luzia, no Ventoso, e S. João, nova, em Chão das Eiras.

Quanto à primeira (Ceras), encontra-se anotado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo que «foi instituída por Antão Mendes Leitão, capitão-mor da Vila da Praia, em 1755, o qual deixou 100$000 réis para a sua fábrica».