Valada

• Missa

- Domingo, 09:30h | Igreja Paroquial

A paróquia de Valada situa-se à beira do rio Tejo. Como paróquia, Valada remonta ao séc. XV, havendo documentação que indica que a licença para a sua formação foi outorgada pelo Papa Eugénio IV, sendo que já existia a ermida de Santa Maria de Valada. A 6 de janeiro de 1528 teve lugar a sagração da igreja, tal como se encontra inscrito na sua fachada. O orago da paróquia é Nossa Senhora da Expectação. Fazem ainda parte da paróquia as localidades de Porto-de-Muge e do Reguengo, que possuem capela e têm celebração ocasional. Valada integra há vários séculos os “Caminhos de Santiago” e, mais recentemente, desde e o “Caminho de Fátima do Tejo”, tendo a paróquia um centro para albergar os peregrinos. Este mesmo centro serve para retiros de grupos de jovens, ou outros, acolhendo também Escuteiros, por 1 ou mais dias.