Pontével

- Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial

• Confissões

- Quinta-Feira, 17:30h - 20:00h | Igreja Paroquial

A paróquia de Pontével é a segunda freguesia mais populosa do concelho. A Igreja Matriz é um belíssimo templo, com um notável acervo patrimonial, e ex-libris da freguesia, classificado como «imóvel de interesse público». Do séc. XIII ao séc. XIX a paróquia esteve ligada à Ordem de Malta, constituindo-se como Comenda com os territórios da Ereira e da Lapa. A paróquia tem como orago Nossa Senhora da Purificação. Tem ainda particular devoção na terra “Nossa Senhora do Desterro”, que tem uma Capela orago onde se destaca o portal manuelino e paredes revestidas de azulejos. Fazem ainda parte da paróquia onze localidades, sendo as principais Casais da Amendoeira, Casais dos Penedos e Casais Lagartos, que tem capela e culto de forma regular.

Destaca-se na paróquia, além da catequese, o grupo de jovens, um grupo de oração e reflexão, e um Centro Paroquial que tem as valências de CATL, Creche e de Apoio à Família (Banco-Alimentar), esta última que serve também as paróquias da Lapa, Valada e Vale da Pedra.