Várzea

• Missas

- Terça-Feira, 18:00h | Capela de S. António (Vilgateira)
    - Quinta-Feira, 15:00h | Igreja Paroquial
    - Sábado, 18:00h | Capela de S. António (Vilgateira) (no 2º e 4º sábado de cada mês)
    - Sábado, 18:00h | Escola de Pero Filho (no 3º sábado de cada mês)
    - Domingo, 09:30h | Igreja Paroquial

Várzea é o nome de Freguesia que engloba dezassete lugares, dos quais Aramanha, Casais do Mocho, Casais de Pimentão, Casais da Charruada, Grainho, Outeiro, Perofilho e Vilgateira são os mais populosos. A igreja paroquial e as dez capelas que existiam no início do século XIX, foram profanadas e devastadas em 1810 pelas tropas de Massena.

A igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição é um templo de fachada simples, com pórtico de duas colunas jónicas. Constituída por duas naves, uma das quais bastante estreita, e capela-mor, tem tecto de alvenaria de três planos e capela lateral no lado da Epístola.

Nas paredes corre silhar de azulejos seiscentistas, verdes e amarelos, «de desenho pouco vulgar, com figuras de anjos que mais parecem cupidos».

O altar do lado da Epístola apresenta uma imagem quinhentista, de pedra, de Nossa Senhora. Merecem também destaque a tela alusiva à padroeira, uma imagem de Nossa Senhora com o Menino e uma imagem de Santo António com o Menino. De referir, finalmente, um grande tapete de Arraiolos do princípio do século XVIII.