Vale de Figueira

• Missas

- Sexta-Feira, 19:00h | Igreja Paroquial
    - Domingo, 12:00h | Igreja Paroquial

Admite-se que o culto a S. Domingos, padroeiro da freguesia, date dos séculos XII ou XIII, em que se teria edificado ermida. E nela veio a ser instituída paróquia ainda na Idade Média.

Sabe-se, por outro lado, que houve aqui convento de frades arrábidos, aonde, segundo consta, D. Sebastião vinha com alguma frequência. Desse convento, resta ainda parte de parede e janela.

Do património artístico-cultural, refira-se a paroquial, de 1708, com teto de madeira na nave e abóbada na capela-mor, altar-mor e colaterais de boa talha dourada do século XVII, silhar de azulejos e dois painéis de figura, vindos do extinto convento dos arrábidos e postos nas paredes interiores, e painéis com passos da vida de S. Domingos na capela-mor. Também na empena da fachada, uma escultura de pedra do padroeiro.

São ainda dignas de registo, entre outras obras, várias imagens de madeira e um Crucifixo de tamanho natural.