Novas orientações para a higienização dos espaços religiosos

Clique no documento para o ver na íntegra

A Comissão para os Bens culturais da Igreja na Diocese de Santarém, devido à atual situação de pandemia, produziu orientações para que haja um bom cuidado do espaço de culto e uma boa preservação do mesmo na sua limpeza. Estas orientações têm em conta o risco de contágio que pode haver nas celebrações, bem como o cuidado devido pela manutenção do património.

As orientações dividem-se pelos diferentes tipos de cuidados referentes a cada área. Os tópicos são:

- a ventilação das igrejas

- os cuidados com pavimentos, bancos e outras superfícies (com recomendações expressas sobre a lavagem dos mesmos)

- esculturas, pinturas e outras obras de arte

- paramentos e outros texteis litúrgicos

- alfaias litúrgicas

Estas orientações surgem neste contexto de pandemia, mas pretendem-se com carácter permanente, pois assumem boas práticas que devem ser recorrentes e habituais neste zelo pelo património do povo de Deus ao cuidado da comunidade cristã.

Terça, 26 de Maio de 2020