Semana da Ecologia

O Papa Francisco convidou os católicos a celebrar Semana ‘Laudato Si’, de 16 a 24 de maio, e em Portugal diversas iniciativas de oração e reflexão vão online vão assinalar o 5.º aniversário desta encíclica ecológica e social.

“O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom do nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si’. Que Deus os abençoe e não se esqueçam de rezar por mim”, disse Francisco.

No vídeo divulgado pelo Vaticano, o Papa questiona o “tipo de mundo” que a sociedade quer “deixar para aqueles as crianças que estão crescendo” e, motivado por essa pergunta, convidou à participação na Semana Laudato Si, que começa este sábado.

Esta semana assinala o quinto aniversário da encíclica ecológica e social do Papa e destina-se a paróquias, comunidades religiosas, dioceses, escolas e outras instituições católicas, contando com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com o Movimento Católico Global pelo Clima e o Renova+.

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, organismo dos bispos católicos em Portugal, destaca numa nota enviada à Agência ECCLESIA que a encíclica ‘Laudato Si’ é “uma inspiração” para o momento atual, projetando “um futuro mais justo e sustentável”.

Em Portugal, os Franciscanos vão divulgar o ‘Cântico das Criaturas’, que São Francisco de Assis escreveu há oitocentos anos, “a partir de nove versões portuguesas diferentes (duas são paráfrases), uma para cada dia”.

A Rede Cuidar da Casa Comum (CCC) destaca do seu programa uma tertúlia e uma vigília ecuménica de oração que vai promover online, entre “outras rubricas inspiradoras, para aprofundar a consciência e o compromisso no cuidado da casa comum e de todas as criaturas”.

A tertúlia, na próxima terça-feira, pelas 21h30, conta com as intervenções de João Miguel Almeida – ‘A origem da pandemia’ –; Teresa Bartolomei – ‘Da teologia da maldição a uma teologia do ecocídio’ – e Rita Veiga sobre ‘Voltar à “normalidade”?! Vejamos antes o que queremos’.

encontro online, que pode ser acompanhado pelo Zoom, começa com “três curtas exposições” onde os oradores “não pretendem arrumar o assunto” mas partilhar pistas para “uma conversa em que se relacione o cuidado da casa comum com a situação fora dos eixos” que se vive.

Dois dias depois, 21 de maio (quinta-feira), a rede CCC, o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) e da Aliança Evangélica dinamizam uma Vigília ecuménica de oração intitulada ‘(Que) novos céus e nova terra?’, a partir das 21h30.

O Papa Francisco publicou a sua encíclica ‘Laudato si’ que tem como temática central a ecologia integral, o nome e tema do documento assumem inspiração de São Francisco de Assis, a 18 de junho.

Pode ver o convite do Papa Francisco a partir deste link https://youtu.be/tmfLxSmHms8

Sexta, 15 de Maio de 2020