Morreu D. Manuel Vieira Pinto

Morreu D. Manuel Vieira Pinto
Arcebispo emérito de Nampula faleceu no passado dia 30 de abril

D. Manuel Vieira Pinto, foi nomeado bispo de Nampula em 1967 e arcebispo a 4 de junho de 1984. Exerceu esse múnus episcopal em Moçambique em nome da liberdade e dos direitos humanos. Assumiu posições antifascistas, criticou o colonialismo e foi perseguido pela polícia política da Ditadura (PIDE).

Após a independência condenou os campos de reeducação e alertou para os abusos da guerra civil entre a Frelimo e a Renamo. Procurou sempre lançar pontes de diálogo. Em 1992 foi condecorado pelo presidente português Mário Soares com a Ordem da Liberdade.

D. Manuel Vieira Pinto, nasceu em Aboim, Amarante, a 9 de dezembro de 1923 e faleceu no Porto a 30 de abril de 2020. Como arcebispo de Nampula, em Moçambique deixou saudades e o povo não o esqueceu.

Os moçambicanos fizeram-se presentes através de uma carta do Município de Nampula e que foi lida na sua celebração exequial, que decorreu na cidade do Porto. Dessa carta destacamos esta frase: “Agradecemos a Deus Pai por ter trazido D. Manuel Vieira Pinto, com o seu coração aberto salvou muitos servos”.

adaptado de Vatican News

Quinta, 14 de Maio de 2020