Encontro Nacional de Acólitos em Santarém

Nos próximos dias 8 a 10 de Fevereiro realizar-se-á no Centro Diocesano de Pastoral em Santarém (antigo Seminário) o Encontro Nacional de Acólitos.

Nos dias 8 a 10 de Fevereiro decorrerá na Diocese de Santarém, no Centro Diocesano de Pastoral (mais conhecido como Seminário de Santarém), a Formação de Formadores de Acólitos de 2019 organizado pelo Serviço Nacional de Acólitos. Sob o tema “Da Missa à Missão”, a formação terá como objetivo ajudar a reflectir sobre a ação do acólito no seio da comunidade.

"É sabida e reconhecida pela Igreja a função e a importância dos acólitos nas celebrações eucarísticas, no entanto e na comunidade muitas vezes esse serviço fica-se apenas "pelo altar" e não sai "porta fora" da igreja para continuar e efetivar e a anunciar a alegria do evangelho! Dar testemunho da verdade e da radicalidade do amor de Deus que congrega a todos e de variadas formas no intimo do coração, é um desafio que encontra muitas barreiras e atalhos no mundo. Da missa à missão quer propor novos caminhos e novos recursos para que este serviço a Deus, à Comunidade e aos Irmãos permita aos acólitos terem uma ação forte na fé, alegre na esperança e ativa no amor... na família, no grupo ou movimento, na diocese, no mundo, vivendo a Eucaristia - a exemplo de São Tarcísio - pelos caminhos da vida!" (do texto de apresentação)

Assim, em pleno ano pastoral dedicado à missão na vida da Igreja, esta formação pode constituir uma preciosa ajuda o ministério e vida cristã dos acólitos mais velhos, ou de um outro agente pastoral que assim pode ajudar na missão de acompanhar este grupo na sua paróquia ou vigararia.

Na diocese de Santarém, a inscrição na Formação tem de ser confirmada pelo responsável pelo Serviço Diocesano de Acólitos, o Pe. Miguel Ângelo Ferreira (916521137 ou miguelangelo.f@gmail.com).

Folheto de Inscrição

Quarta, 16 de Janeiro de 2019