Ordenação Diaconal na Epifania

A celebração terá início pelas 16 horas na Igreja Catedral. Segue-se o convite do ordinando João Moita.

Mensagem de Convite do futuro Diácono João Moita

O tempo do Natal tem o seu término na Liturgia cristã com a Festa do Baptismo do Senhor, este ano no Domingo, 13 de Janeiro.

No entanto, uma semana antes, na Solenidade da Epifania do Senhor, dia em que celebramos a manifestação de Jesus como o Messias de Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo, toda a Igreja é convidada a celebrar um dia tão particular, cheio da Luz que o Deus Menino é, e que irrompe na história das nossas vidas para aí encontrar lugar para ficar.

É para este dia, tão feliz e esperado na minha vida e na minha caminhada que a todos quero convidar.

Neste dia, 6 de Janeiro próximo, a nossa diocese de Santarém estará também em festa.

Celebrando a Epifania do Senhor, celebraremos mais uma manifestação da presença do Senhor junto do seu povo a quem não abandona. Serei neste dia ordenado diácono na nossa Catedral pelo nosso bispo, D. José Traquina, numa celebração que terá início às 16 horas.

Quero por isso, confiar-me à oração de todos.

“Os diáconos, consagrados pela imposição das mãos, gesto que vem desde o tempo dos Apóstolos, e vinculados mais estreitamente ao altar, exercem o ministério da caridade em nome do Bispo ou do pároco. Com a ajuda de Deus, devem em tudo comportar-se de tal modo que neles se reconheçam verdadeiros discípulos de Cristo, que não veio para ser servido mas para servir.” (Do ritual da Ordenação)

Que possa ser assim, proximamente como diácono e futuramente como padre! Convido também para a vigília que antecederá a ordenação. Esta, acontecerá pelas 21:30h no dia 5 de janeiro na Capela das irmãs de São José de Cluny, em Torres Novas.

Rezem por mim!

João Brites Moita