Papa celebra Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

Na Basílica de São Pedro, no primeiro dia do ano e dia mundial da Paz, o Papa desafiou à valorização da dignidade da mulher

“Uma conquista em favor da mulher é uma conquista em prol da humanidade inteira”, acrescentou.

A homilia abordou depois o papel que é reconhecido à Virgem Maria, na Igreja Católica, como Mãe de Deus, o que significa que “não há salvação sem a mulher”.

“Começamos o ano sob o signo de Nossa Senhora, mulher que teceu a humanidade de Deus. Se quisermos tecer de humanidade a trama dos nossos dias, devemos recomeçar a partir da mulher”, declarou o pontífice.

No início de 2020, o Papa convidou a olhar cada pessoa “com o coração” e a “levar a peito” aqueles com quem se vive, colocando “o Senhor no centro do coração”.

“Somente se tivermos a peito a vida é que saberemos cuidar dela e vencer a indiferença que nos rodeia. Peçamos esta graça: viver o ano com o desejo de ter a peito os outros, cuidar dos outros”, apelou Francisco.

A reflexão concluiu-se com uma referência à necessidade de “unidade” na Igreja Católica, colocando em segundo plano “as diferenças, as ideologias, os pensamentos unilaterais e os partidos”.

“Não compreenderemos a Igreja, se olharmos para ela a partir das estruturas – não se entende a Igreja a partir de estruturas -, a partir programas e tendências: entenderemos qualquer coisa dela, mas não o coração. Porque a Igreja tem um coração de mãe”, advertiu o Papa.

A homilia concluiu-se com uma oração pela unidade, antes de Francisco pedir a todos os participantes que repetissem com ele: “Santa Mãe de Deus, Santa Mãe de Deus, Santa Mãe de Deus”.

O dogma da maternidade divina de Maria (Theótokos) foi definido no Concílio de Éfeso, em 431.

Adaptado de Agência Ecclesia

Quarta, 1 de Janeiro de 2020