Celebração do Natal do Senhor na Sé

O mundo tem necessidade da verdade e da ternura de Deus.

Depois da Celebração anual do Mistério Pascal, nos dias solenes da Páscoa, a Igreja celebra com especial atenção e alegria o Mistério da Encarnação do Verbo de Deus no seio de Maria, o seu Nascimento em Belém e manifestação a todos os povos, na Epifania.

“Se festejamos o Natal, não devemos prender-nos à graciosa cena do presépio, mas devemos examinar a total manifestação de Deus. Então se nos revela o acontecimento da Noite Santa no seu significado meta-histórico e eterno, como manifestação de Deus neste mundo, como revelação do seu rosto, como epifania. Só o crente, o místico, sabe colher esta realidade; só ele sabe ver o Natal tal como ele é: início e fundamento da mais elevada ação de Deus que transforma o mundo e o conduz ao seu cumprimento eterno. A partir da Noite Santa, Deus está neste mundo e o mundo está em Deus. Ele está aqui. O mundo agora tem a sua finalidade.» (Odo Casel)

Será para todos uma graça extraordinária poder celebrar e acolher na Fé este Dom que Hoje nos é oferecido. «O mundo tem necessidade da verdade e da ternura de Deus. O acolhimento do Menino de Belém dispõe-nos à renovação da vida na alegria da Fé, traduzida em acolhimento e serviço por amor. Dispõe-nos a assumir a missão de ser Luz do mundo e Sal da terra.» (D. José Traquina)

Convictos de que a principal manifestação da Igreja acontece na participação plena e ativa de todo o Povo Santo de Deus nas mesmas celebrações litúrgicas, sobretudo na mesma eucaristia, na mesma oração e no mesmo altar ao qual preside o Bispo rodeado do seu presbitério e dos ministros” (SC41), teremos uma bela oportunidade de celebrar alegre e frutuosamente, na nossa Catedral, o “feliz início da nossa salvação.”

24 dezembro│ 23h Missa da Noite de Natal

25 dezembro│11h Missa do dia de Natal

30 dezembro│ 11h Festa da Sagrada Família

31 dezembro│ 11h Missa de Ação de Graças pelos benefícios recebidos, Canto Solene do Te Deum e Bênção do SS.mo Sacramento