Missa em Rito Siro-Malabar na Azinhaga

Celebração aconteceu no domingo de Cristo Rei

No passado domingo da solenidade de Cristo Rei, pelas 16h celebrou-se uma missa no rito-siro malabar na paroquia de Azinhaga na diocese de Santarém para os imigrantes indianos que se encontram naquela zona. Participaram cerca de 25 indianos imigrantes, todos eles originários do estado de Kerala no sul da Índia e membros do mesmo rito. Pelo que nos contaram, há mais que umas centenas de imigrantes indianos de todas as religiões (hindus, muçulmanos, sikhs e cristãos) no distrito de Santarém.Por enquanto todos trabalham na agricultura, mas esperam ansiosamente obter o título de residência e um trabalho que corresponda à qualificação profissional de cada um. Na sua maioria são jovens.

A santa missa foi concelebrada pelos padres Dominick (pároco da paroquia de Marvila em Lisboa) e Sebastião Joseph svd, pároco da paróquia de Minde. As Irmãs Franciscanas Evangelizadoras da Nossa Senhora da Esperança que ali vivem e a comunidade paroquial assistiram à Missa e ofereceram um lanche para todos. Antes da missa foram atendidos em confissão e assim ficaram mais confortados espiritualmente uma vez que a língua é a maior barreira para todos. O Sr. Bispo D. José Traquina tinha dado de antemão a devida autorização para a realização desta celebração e o pároco da Azinhaga, o padre Pedro Marques foi o anfitrião. Ficámos muito felizes por ver a amizade que existe entre os nossos conterrâneos e a comunidade local sob o acompanhamento das irmãs franciscanas.

Padre Sebastian Joseph SVD

Quarta, 27 de Novembro de 2019