Praça Central em Santarém

V Encontro Nacional de Leigos decorreu na diocese

Depois do arranque do encontro e da primeira conferência com a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil e o Provincial da Companhia de Jesus, Pe José Frazão, o programa da manhã seguiu no Centro de Exposições CNEMA.
Na segunda conferência, os participantes ouviram o testemunho do ator italiano Pietro Sarubbi, que fez o papel de Barrabás, na “Paixão de Cristo”, de Mel Gibson, filme que marcou a sua “conversão”, a partir da atenção ao “olhar” de Jesus.

“O olhar de Cristo nunca se perde”, sustentou.

O cristão concreto, evidente – não em sua casa, escondida, que vai à Missa ao domingo -, o soldado do Senhor, que não combate pela guerra, mas combate pela paz, é muito incómodo”, declarou, numa intervenção aplaudida pela assembleia.

Linda Ghisoni, colaboradora do Papa Francisco no Dicastério para os Leigos, Família e Vida, falou em seguida do “chamamento a ser santo”, que apresentou como “o chamamento a cantar a partitura do Evangelho” e “incarnar na vida concreta a Palavra de Deus”.

A responsável falou da consciência de uma missão maior, que dá “sentido” a todas as escolhas particulares, de cada dia.

“O compromisso diário, neste sentido, nesta dinâmica”, é o chamamento à santidade, acrescentou.

Durante a tarde, o programa incluiu debates, concerto e visitas culturais, comunicações, conversas, workshops e oração no Santuário do Santíssimo Milagre.

O núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, presidiu à Missa conclusiva do V Encontro Nacional de Leigos, na Catedral de Santarém.

A ‘Praça Central’ terminou com o concerto de Joana Espadinha, no Teatro Sá da Bandeira.

A Conferência Nacional do Apostolado de Leigos que reúne organismos, associações e movimentos de leigos de todo o país, promove este encontro que já se realizou nas Dioceses de Coimbra, Porto, Évora e Viseu.

adaptado de Agência Ecclesia

Segunda, 25 de Novembro de 2019