Semana de oração pelos Seminários

Tempo de rezar de forma especial pelos que vivem e se formam nos Seminários - 10 a 17 de novembro de 2019.

A Semana dos Seminários de 2019 tem como lema - Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser – inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit que o Papa Francisco dirigiu, recentemente, aos jovens e a todo o Povo de Deus.

Os últimos capítulos deste texto que surge na sequência do último Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, correspondem à visão atual do magistério sobre o tema da vocação e concretamente da vocação ao ministério sacerdotal.

Assim, a vocação significa antes de mais um dom, um presente, simultaneamente o mais precioso e o mais exigente, porque «os presentes de Deus são interativos, para os gozar é preciso arriscar».

O Seminário é o espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome. Esse discernimento é favorecido pela vida comunitária própria do seminário que ajuda cada um na descoberta de si mesmo e do outro. Exige ainda espaços de silêncio e oração essenciais para um profundo encontro com Cristo.

A Semana dos Seminários é ocasião para refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso em ordem a uma «cultura vocacional».
Aproveitemos desta forma, para rezar de forma especial de 10 a 17 de novembro pelos nossos seminaristas, mas por todos aqueles a quem Deus chamou a este caminho de discernimento nos seminários, padres formadores e todos os que colaboram na formação dos futuros pastores.

Haverá uma vigília de oração no dia 16 de novembro pelas 21h na Igreja do Milagre, Santarém.

Terça, 5 de Novembro de 2019