44º Aniversário da Diocese e Lançamento do ano pastoral

No dia 16 de julho, em que a diocese celebra os 44 da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, será lançado o novo ano pastoral e entregue a representantes dos conselhos pastorais das paróquias a nova carta pastoral.

O Bispo Diocesano, D. José Traquina, convida as comunidades a estarem presentes na Sé, no dia 16 de julho. Nesta data em que a diocese celebra os 44 da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, será lançado o novo ano pastoral e entregue a representantes dos conselhos pastorais das paróquias a nova carta pastoral.

Neste sentido, o Bispo diocesano convida a estarem presentes na celebração da Eucaristia, pelas 21h, membros dos conselhos pastorais de cada paróquia, de cada movimento e intituto religioso na Diocese, de modo que estes preparem os seus programas pastorais respectivos em consonância com a proposta da Diocese.

Segue-se o convite do Bispo Diocesano na íntegra.

Convite do Bispo

Caros Diocesanos

O mês de Julho tem para a nossa Diocese dois momentos, em dias distintos, que devem ser do conhecimento de todos e interpretados como um sinal da graça de Deus.

No domingo, 14 de Julho, às 16.00H, teremos na igreja Catedral de Santarém, a Ordenação sacerdotal do Diácono João Moita. Um novo e jovem Padre para a Diocese, é um dom de Deus, pelo qual devemos rezar e agradecer, e um grande estímulo para a Pastoral das Vocações na nossa Diocese.

Convido a todos os cristãos da Diocese a associarem-se pela comunhão espiritual da oração e, se possível, pela participação na Ordenação.

Na terça-feira, 16 de Julho, às 21.00H, teremos a celebração da Dedicação da Catedral e do Aniversário da criação da Diocese de Santarém. Nesta celebração, iremos agradecer e assumir a responsabilidade pastoral da missão de toda a Igreja Diocesana.

Para esta celebração, aberta a todos, convido especialmente os Presbíteros, Diáconos, Religiosos/as e uma representação de cada Paróquia da Diocese por Cristãos leigos  do respetivo Conselho Pastoral (se houver) ou representativos por assumirem alguma responsabilidades pastoral na Paróquia.

Tendo a Catedral como símbolo da unidade da responsabilidade missionária e pastoral, agradeceremos o Ano Pastoral 2018-2019, Ano Missionário ainda a decorrer, e faremos a entrega do Programa Pastoral para 2019-2020, com a projeção para os anos seguintes até 2025, jubileu do Cinquentenário da Diocese de Santarém.

Por intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição, Deus conceda a todos a abundância das suas Bênçãos.

Santarém, 27 de Junho de 2019

+ José Traquina, Bispo de Santaém