Apresentação do Livro “Tráfico de Seres Humanos, Testemunhos e Documentos”

Apresentação do Livro “Tráfico de Seres Humanos, Testemunhos e Documentos”
D. José Traquina No passado dia 29 de maio, apresentou na casa Diocesana do Vilar no Porto o livro "Tráfico de Seres Humanos, Testemunhos e Documentos"

Convidado como presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina elogiou o trabalho desenvolvido pela Cáritas na promoção de valores e princípios fundamentais sobre a pessoa humana. Para o Bispo, a civilização avançou bastante na tecnologia, mas o avanço no cuidado humanitário ainda não lhe é proporcional, mas "cuidar dos pobres, dos explorados e de todas as pessoas atingidas na sua dignidade humana e cuidar do planeta Terra, é uma urgência e uma profecia para a viabilização do futuro da humanidade e do mundo". O livro surge como "uma e interpretação da realidade, que revela quanto é necessário denunciar e trabalhar no sentido da edificação do bem comum, da justiça e da paz, no respeito por todas as pessoas".
Conhecer o âmbito e os objetivos dos exploradores, é fundamental para combater este drama da atualidade e é algo mostrado no livro. Cláudia Pedra afirma que "As pessoas são traficadas para exploração laboral, exploração sexual, prática de crimes, mendicidade, adoção ilegal, tráfico de órgãos e servidão doméstica". D. José destacou a necessidade de desenvolver o que a mesma autora considera a "valiosa informação que ajuda a proteger dos namorados falsos, das agências controladas por traficantes e das falsas ofertas de emprego".
Na apresentação ainda destacou as duas partes do livro. A primeira parte é composta por testemunhos, informação sobre a legislação em Portugal e informações sobre o estado do problema. A segunda parte compila alguns documentos relevantes sobre o tema.
 

para consultar na integra clique AQUI

 

Quinta, 6 de Junho de 2019