Igreja Católica celebra Semana Nacional de Migrações

De 8 a 15 de agosto Igreja celebrará a 49ª Semana Nacional de Migrações

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar de 8 a 15 de agosto a 49ª Semana Nacional de Migrações, com o tema ‘Rumo a um nós cada vez maior’, com a tradicional peregrinação ao Santuário de Fátima.

“É tempo de reconstruir a partir de um tempo forte de espiritualidade como aquele que nos oferece este santuário altar do mundo, onde sentimos que temos mãe a quem confiar as nossas angústias, chorar as nossas mágoas, retemperar as nossas energias, renovar a nossa esperança”, assinala Eugénia Costa Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM).

Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto, o “coração desta semana”, vai ser presidida pelo cardeal Jean-Claude Höllerich, arcebispo do Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE).

A peregrinação vai realizar-se com as condicionantes conhecidas por causa da pandemia Covid-19, pelo segundo ano consecutivo não haverá vigília noturna.

A 49ª Semana Nacional de Migrações tem como tema ‘Rumo a um nós cada vez maior’ e a Obra Católica Portuguesa das Migrações quer “mapear a ação da Igreja” no apoio aos migrantes e refugiados, através da metodologia dos “4 R”: rostos, rotas, raízes e recursos.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa quer saber quem são as pessoas atendidas, de onde vêm, porquê e que instituições estão envolvidas “no acolhimento, proteção e promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam”.

“É importante estarmos conscientes do bem que a Igreja faz através das suas diferentes instituições: Secretariados diocesanos de migrações, Cáritas diocesanas, paróquias, congregações religiosas, associações, IPSS, fundações, centro de assistências paroquiais, escolas”, explica a Obra Católica Portuguesa das Migrações, que pede o envio desta informação para o e-mail ocpm@ecclesia.pt.

No último dia desta semana especial realiza-se também uma jornada de solidariedade com a mobilidade humana, no domingo, 15 de agosto.

Com a Semana Nacional de Migrações, a OCPM dá início à preparação do 107.º Dia Mundial do Migrante, que vai ser celebrado a 26 de setembro, e o Papa escolheu como tema ‘Rumo a um “nós” cada vez maior’.

“Estamos todos no mesmo barco e somos chamados a empenhar-nos para que não existam mais muros que nos separam, nem existam mais os outros, mas só um nós, do tamanho da humanidade inteira”, escreveu Francisco na sua mensagem.

Terça, 27 de Julho de 2021