Início da Quaresma na Sé

Bispo de Santarém presidiu à celebração de Quarta-Feira de Cinzas

No passado dia 17 de fevereiro, a Igreja iniciou com a celebração da Missa e a imposição das cinzas, previstas neste dia, o tempo da Quaresma.

A bênção e imposição das cinzas acontecem depois do Evangelho e da homilia. O nosso Bispo D. José Traquina, presidiu à Missa com a imposição das cinzas neste dia na Sé de Santarém. Concelebrou o Bispo Emérito D. Manuel Pelino, o Vigário Geral, e outros sacerdotes. Num ano atípico, a Quaresma iniciou-se à porta fechada, mas com muitas paróquias no país e na nossa diocese a transmitirem pela internet a celebração deste dia e a usarem os meios informáticos para se aproximarem dos fiéis.

Na homilia, o Bispo de Santarém relembrou o sentido da Quaresma, a importância da oração, do jejum e da caridade como meios que Deus oferece e que a Igreja propõe para melhor preparar a Páscoa, mesmo num tempo tão diferente como este que a Igreja e o mundo vive, com tantos condicionalismos.

Pode ler aqui a Mensagem do nosso Bispo para esta Quaresma.

Sexta, 19 de Fevereiro de 2021