Domingo da Palavra de Deus

Domingo da Palavra de Deus
Celebração de 24 de janeiro dá lugar central à Bíblia

O Papa vai presidir este domingo, no Vaticano, à Missa do ‘Domingo da Palavra’, celebração instituída pelo próprio Francisco em 2019, para dar uma nova centralidade à Bíblia na vida dos católicos.

A Missa, com início marcado para as 10h00 locais (menos uma em Lisboa), vai reunir cerca de 100 pessoas na Basílica de São Pedro, com uma leitura em braille e uma homenagem simbólica aos profissionais de saúde envolvidos na luta contra a Covid-19.

Para a ocasião, o Santo Padre celebrará a Eucaristia na Basílica de São Pedro, às 10h00, na presença de um pequeno grupo de cerca de cem fiéis, em conformidade com as normas sanitárias em vigor.

A celebração vai ter transmissão online, contando com o rito da entronização da Palavra, no qual o Evangelho “terá uma posição solene particular, que enfatiza o seu valor e torna evidente a sua centralidade para a assembleia”, indica um comunicado do Vaticano enviado aos meios de comunicação social.

A nota sublinha que o “trono” usado na celebração vai ser o mesmo que foi utilizado durante todas as sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965).

No final da missa, o Papa Francisco entregará alguns exemplares de uma edição especial da Bíblia a várias pessoas, incluindo, simbolicamente, um médico especialista em doenças infeciosas da Universidade de Roma “Tor Vergata”, o professor Massimo Andreoni.

A edição especial vai ser ainda oferecida ao futebolista Lorenzo Pellegrini, da Roma; a um estudante do Instituto Bíblico que se especializou em ciências bíblicas, natural do Paquistão; a aum catequista e uma catequista que desempenham o seu serviço em duas paróquias da Diocese de Roma; dois jovens recém-crismados;  um seminarista do Sudão do Sul que se prepara para receber o ministério de leitor; e a uma pessoa cega, a quem o Papa entregará o Evangelho de Marcos ,em Braille.

Este dia foi instituído a 30 de setembro de 2019 pelo Papa Francisco e fixado para o III domingo do Tempo Comum, como momento especialmente dedicado à “reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, nas comunidades católicas.

Adaptado de Agência Ecclesia 

Sábado, 23 de Janeiro de 2021