Fé4Missão na Diocese

Fé4Missão na Diocese
Em tempos de pandemia, semana de missão decorreu em moldes diferentes

"Todos no mesmo barco"

Este ano teve lugar um Fé4Missão diferente, um Fé4Missão digital. Devido à atual situação pandémica, em vez de se adiar por completo a proposta missionária dos jovens da nossa diocese, optou-se por uma versão digital da mesma.

Nesse sentido, entre os dias 22 e 25 de julho, 80 jovens da nossa diocese entraram a bordo de uma missão que procurava ir ao encontro do outro, no meio digital. Como base para a proposta missionária deste ano esteve o Evangelho de Marcos 4, 35-41 e a homília do Santo Padre feita no dia 27 de março de 2020 na Praça de São Pedro. Com o lema “Todos no mesmo barco”, os nossos jovens missionários foram desafiados a rezarem os vários elementos que constituem um barco e a perceberem quem está ao leme das suas vidas.

Os seus dias tinham assim início com um podcast preparado por grupos de jovens da nossa diocese que, a partir de parte do Evangelho de Marcos, faziam uma pequena reflexão e apresentavam um desafio aos missionários. Este desafio, que procurava ser sempre virado para o outro, era o condutor da oração diária de cada um de nós. As atividades noturnas foram preenchidas com duas noites temáticas. No primeiro dia de missão procurou-se que os jovens se conhecessem uns aos outros e foi-lhes apresentada a proposta missionária deste ano. Na noite de quinta-feira, ouvimos o Afonso Borga, que nos veio falar dos “Jovens protagonistas do voluntariado”, uma conversa desafiadora que nos deu vontade de ir mais além e colocarmo-nos ao serviço do outro. Já na noite de sexta-feira, tivemos connosco a psicóloga Inês São Miguel, com o tema “Pandemia e Ansiedade”, uma noite onde reinou a serenidade e onde tivemos oportunidade de ficar a saber algumas das melhores estratégias para lidar com estes tempos difíceis. Como é hábito, o momento alto da nossa missão, e neste caso o momento final, ocorreu na noite de sábado com a nossa Vigília de Oração. Os missionários foram ainda convidados a criarem um diário de bordo onde colocavam por escrito, em imagem, ou música, os frutos da sua oração.

Sem dúvida que fazer todas as atividades digitalmente, através de plataformas na internet colocou desafios e poderia levar a que os jovens não aderissem à proposta de tão fartos que estão destas “telecoisas”. No entanto, foi com grande alegria que tivemos a graça de ter tantos jovens a fazer missão e que sentimos que presencial ou digitalmente é possível fazer missão e é possível mostrar este Cristo que é o Capitão das nossas vidas.

A Equipa do Fé4Missão - Artigo presente no Jornal Porta do Sol, edição de 02/08/2020

Pe Ricardo Conceição

Filipa Oliveira

Liliana Nabais

Quinta, 30 de Julho de 2020