Campanha "Heróis doar"

Cáritas Diocesana apoiou 1102 agregados familiares

Nos últimos meses a Cáritas Diocesana através dos Grupos Paroquiais de Acção Social (GPAS) apoiou 1102 agregados familiares. O desemprego a diminuição de rendimentos são as principais causas dos pedidos de apoio.
Este apoio foi possível graças à Cáritas Portuguesa ter disponibilizado à rede nacional das 20 Cáritas Diocesanas um apoio de 130 mil euros para a resposta imediata às solicitações por parte da população mais vulnerável.

Em relação aos pedidos de ajuda apresentados pelos GPAS, notou-se um aumento substancial no que se refere a alimentação e pagamento de despesas relacionadas com a renda, água, luz e gás.

􏰁”Heróis doar”􏰂 é um programa de emergência sócio-económica que a Cáritas Portuguesa instituiu unicamente com os seus próprios recursos. Por isso, 􏰁apela a todos os portugueses para a necessidade de 􏰁reforçar este programa em todo o território nacional e de superar as causas que estão na origem das necessidades, num trabalho que é, essencialmente, feito na pro􏰃ximidade às comunidades.􏰂􏰄 􏰁A transversalidade desta pandemia requer uma mobilização nacional no combate a todas as situações de vulnerabilidade. Quem em tempos ajudou, hoje, pode precisar de ser ajudado. É necessário promover o respeito e a dignidade. Como país estamos todos juntos neste combate.

A Campanha de Solidariedade incorpora assim esse duplo sentido􏰅 solidariedade e dignidade,􏰄 porque todos somos “Heróis doar”,􏰂􏰅 sublinha a Cáritas Portuguesa em comunicado.

Ainda no que diz respeito ao perfil dos beneficiários deste apoio, a Cáritas informa que são na sua grande maioria de nacionalidade portuguesa, entre os 30 e os 60 anos de idade. A instituição diz que há também a registar um apoio alargado a muitos cidadãos de nacionalidade estrangeira que se viram confrontados com a pandemia.

Elmano Nazareth Barbosa

Para ajudar, ou continuar a contribuir, tem duas possibilidades: 761 300 150 (1euro + iva) ou por transferência, com o IBAN: PT50 0045 9020 4032 6607 7081 5; Deixamos ainda os contactos da Cáritas Diocesana de Santarém: Edifício Seminário – Praça Sá da Bandeira 2000-135 SANTARÉM; T:+351 243 324 918; F:+351 243 304 067 NIF: 501 411 119 E: caritassantarem@hotmail.com ; www.caritas.pt/santarem/

Quinta, 23 de Julho de 2020