Renúncia Quaresmal 2020

D. José Traquina - Entrega será realizada em Julho depois de adiamento

Caros Diocesanos

Em devido tempo comprometemo-nos em oferecer a nossa renúncia quaresmal para Pemba, Moçambique, onde se encontra o Padre Ricardo Marques, Missionário da Boa Nova, natural da Moita do Norte de Vila Nova da Barquinha.

Em plena Quaresma surgiu a pandemia; não celebrámos a Páscoa com a normalidade desejada e não se promoveu a entrega das renúncias.

Em virtude das necessidades acentuadas em Pemba, Moçambique, vamos agora promover a entrega das renúncias quaresmais. Os Párocos darão as instruções acerca da recolha de modo que as façam chegar à Diocese até ao dia 20 de julho. Deste modo se assegurará que, também no mês de julho, se fará chegar à Missão Boa Nova a partilha dos cristãos da Diocese de Santarém.

A solidariedade é o valor que neste tempo especial em que vivemos foi posto em prática, de forma alargada, elevando-se como um “sinal dos tempos” a cultivar para a edificação do futuro da sociedade e do mundo. Como cristãos, sejamos promotores da solidariedade. Ainda que não possamos projetar a vida com a segurança desejada, vivamos cada dia como um dom e uma oportunidade de fazer o bem ao nosso alcance. Tratemos agora de concretizar a solidariedade com a entrega das renúncias quaresmais.

Com Cristo e convosco.

+ José Traquina